Concluída a primeira etapa de Formação de Formadores em GeoGebra na Universidade Pedagógica de Moçambique para a Instalação do Instituto GeoGebra
A Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique em parceria com o Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde (IGUni-CV), o Instituto GeoGebra de Portugal (IGP) – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), a Organização dos Estados Ibero-Americanos - Para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), a Junta da Andalucia e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional de Moçambique, finalizou a primeira sessão de formação de formadores em GeoGebra.
A ação de formação contou com a participação de 47 professores do ensino secundário e do ensino superior da Província de Maputo e decorreu entre 2 e 6 de abril de 2018.
Pretende-se com o projeto a criação de condições para a para a instalação do Instituto de GeoGebra na UP de Moçambique, uma das maiores universidades do país, com mais de cinquenta e cinco mil alunos, tendo entre as suas responsabilidades os cursos de formação dos professores. Está primeira etapa integrou um curso intensivo de 40 horas de formação, que será precedido de três sessões de formação online monitorizadas desde Portugal, Cabo Verde e Espanha. A terceira etapa será o Seminário Final a realizar no início de agosto na cidade de Maputo.
Os formandos participaram com muito entusiasmo antevendo-se um processo muito rico e que ajudará certamente a uma melhoria da aprendizagem e do ensino da matemática em Moçambique. Realça-se que a equipa reitoral da UP está muito empenhada na extensão deste projeto a outras províncias, estando os parceiros já a desenhar ações a desenvolver noutras regiões de Moçambique. Para a comunidade de GeoGebra e do espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa é um grande passo, pois tratasse do segundo país africano a desenvolver um projeto desta natureza.
Nota-se, ainda, que a consultadoria que a UniCV presta a este projeto, através da Prof. Astrigilda Silveira, bem como o apoio da ESE-IPP, através do Prof. José dos Santos dos Santos do IGP concretiza-se a missão de ambos os institutos em promover o uso do GeoGebra nos países lusófonos de África.
Não podíamos também de deixar de mencionar o apoio demonstrado pela Embaixada de Portugal e de outros potenciais parceiros que o manifestaram a Sra. Diretora do escritório da OEI em Lisboa, Doutora Ana Paula Laborinho, na sua estada com a equipa de formação em Maputo. Estamos certos que noutros momentos teremos mais notícias interessantes para partilhar com a comunidade global do GeoGebra.