O Problema do Estacionamento

Instruções

Nesta atividade apresentamos uma ATIVIDADE (prática) do Geogebra que é um simulador. Este objeto simula uma situação problema (contagem). Você está sendo convidado a analisar este objeto, destacar potencialidades e escrever em sua conta uma atividade pensada para a utilização do mesmo.

O Problema

Considere que em um determinado estacionamento após o primeiro carro estacionar os demais só estacionam ao lado de carros já estacionados. O applet abaixo simula as diferentes estacionamentos considerando que este estacionamento têm 8 vagas, mas apenas 6 carros estacionando.

Na sua opinião pra que serve o botão Registro?

E o botão Sequências?

Na sua visão quais seriam as potencialidades desta ferramenta?

Considerando apenas o conteúdo e as potencialidades deste applet, caso estivesse ensinando análise combinatória utilizaria este applet com seus alunos?

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B

Este applet não se limita a simular a situação problema ele sugere uma forma de contagem. Qual(is) a(s) sugestão(ões) feita(s)?

ATIVIDADE OFICINA

Copie esta atividade para sua conta e crie questões para seus alunos com o objetivo de que com esta atividade eles experimentem o applet, simulem a situação problema, analisem o registro de diferentes estacionamentos e a partir desta análise construam uma idéia de contagem e a própria contagem de total de maneiras de os seis carros estacionarem.