Google Classroom
GeoGebraTarefa

Sequências e Função Quadrática

Image

Tarefa 1

 Proposição: O maior número de pontos que se pode obter da interseção de duas retas é 1. Qual o maior número de pontos que se pode obter da interseção de três, quatro e cinco retas? Faça as construções no GeoGebra, mova, movimente livremente os objetos. Dica: Utilize as ferramentas Reta e Interseção de Dois Pontos.

Tarefa 2

2.1. Qual é o maior número de pontos que se pode obter da interseção de 10 retas? 2.2. A partir dos resultados anteriores e com novas construções no Applet estabeleça uma relação entre as interseções das n retas e o maior número de pontos. 2.3. Elabore um relatório destacando as suas descobertas.

Escritas e Educação Matemática

Um relatório pode ser pequenos textos produzidos pelos discentes relatando as descobertas deles, a formulação de conjecturas e as opiniões gerais acerca das atividades. Referências PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. POWELL, Arthur; BAIRRAL, Marcelo Almeida. A escrita e o pensamento matemático: Interações e Potencialidades. Campinas: Papirus, 2006.