Trajetória, Repouso, Movimento e Referencial

CINEMÁTICA Descreve os movimentos sem se preocupar com as causas que o originaram.  PONTO MATERIAL É todo corpo que possui dimensões que não interferem no estudo de um determinado fenômeno. Exemplos: a) Automóvel na BR 153 viajando entre Gurupi e Palmas. b) Um navio no mar se movimentando entre 2 portos distantes 300 Km c) Uma formiga se movimentando sobre um terreno de 20 m de comprimento.  CORPO EXTENSO É o corpo cujas dimensões interferem no estudo de um fenômeno.  Exemplos: a) Trem de 1200 Km de comprimento atravessando uma ponte de 400 m de extensão b) Ultrapassagem de um caminhão de 20 m de comprimento por um carro de passeio, na BR 153  REFERENCIAL É todo corpo ou marco tomado como referência para caracterizar se um corpo está em movimento ou em repouso. Na Cinemática vai-se usar 2 referenciais: a) Para posição = marco zero da estrada – 0 Km ou 0 m b) Para tempo = t = 0 = instante em que se inicia o estudo de um movimento. MOVIMENTO Um móvel está em movimento quando sua posição varia com o decorrer do tempo em relação a um referencial de posição. Exemplo:   Carro na BR 153 entre Gurupi e Aliança, varia sua posição em relação ao Trevo de saída da cidade de Gurupi (trevo da 20), com o decorrer do tempo.  REPOUSO Um móvel está em repouso quando sua posição não varia  com o decorrer do tempo, em relação a um referencial de posição. Exemplo: Carro parado no acostamento da estrada, não varia sua posição com o decorrer do tempo, em relação  ao marco branco à sua frente. TRAJETÓRIA É o conjunto de posições ocupada por um móvel durante seu movimento em relação as um referencial. Ela pode ser: Retilínea ou curvilínea.  
Trajetória Retilínea  Trajetória Curvilpínea
 
ESPAÇO (s) Indica a posição do ponto material na trajetória, mas não  indica quanto o móvel andou, nem o sentido do movimento ( para a esquerda ou para a direita). No caso retilíneo, o móvel ocupa as seguintes posições: a) em t=0s è so = - 2 m; b) em t2=2 s  è  s3= 3 m; c) em t3= 3 s è s3 = 6 m  INTERVALO DE TEMPO  ( Δ t ) É a variação de tempo decorrido entre o início do movimento (t1) e o final do movimento (t2).    Δ t = t2 - t1 DESLOCAMENTO  ESCALAR  ( Δs ) É a diferença entre a posição final (s2) e a posição inicial (s1), ocupadas pelo móvel nos instantes final (t2) e inicial (t1).  Ele pode assumir valores positivos e negativos, onde: a)    Se Δs > 0 è movimento ocorre a favor da orientação positiva da trajetória. b)  Se Δs < 0 è movimento ocorre contra a orientação positiva da trajetória  Na figura anterior  a) o móvel vai de t=0 até t= 3 s,  logo  seu deslocamento escalar foi de Δs = s3  -  s0  =  6  -  (- 2)   = 8 > 0;  Movimento a favor da trajetória ( ou sentido crescente dos espaços)  b) o móvel vai de t2= 2 s  até t = 0 s  logo  seu deslocamento escalar foi de  Δs = so  -  s3 =  -2 – 3    = - 5  <  0  è    Movimento é contra a orientação positiva da trajetória (ou sentido decrescente dos espaços)  DISTÃNCIA PERCORRIDA A distância percorrida por um corpo ao longo do seu movimento é a medida da linha de trajetória descrita pelo do corpo. A figura  abaixo mostra que um móvel percorreu uma trajetória para ir de t= 0s até t= 3s , logo a DISTÂNCIA PERCORRIDA FOI DE  8 Km, (quanto ele andou).

ΔsAB  = módulo(s0)   +  modulo (s3) =  2  +  6  = 8 m  A distância percorrida é uma grandeza escalar, pois fica bem definida por um valor e uma unidade.  DIFERENÇA ENTRE DISTÂNCIA PERCORRIDA E DESLOCAMENTO Suponha que o móvel vá de t= 0s até t = 3s e retorne até t = 2s. a)   O deslocamento escalar é quando foi deslocamento entre o início e o fim do movimento.Δs = s ( final )  -  s(inicial) = s2 – so = 3 – (-2) = 5 m b) A distância percorrida foi o percurso real feito pela pelo móvel em cada situação s total S total = = módulo(s(0 a 3) + s(3 a 2)) = 8 + 3 = 11 m