Google Classroom
GeoGebraTarefa

Atividade reta real-segmentos e intervalos

Questão 1

Na caixa a seguir, manuseie o segmento vermelho arrastando-o ou clicando em "a" e "b" para mover os pontos A e B na reta real. Ao clicar em "resetar" os valores serão reiniciados, ao clicar em "sortear" um segmento CE será gerado aleatoriamente.

letra a)

Crie o segmento [-3,4], em seguida dê um valor para x e clique na caixinha ao lado para exibi-lo. O x indicado por você pertence ao intervalo [-3,4]? Escreva abaixo também qual foi o valor de x escolhido.

letra b)

Se x=4, assinale quais das alternativas abaixo são verdadeiras.

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
Verifique minha resposta (3)

letra c)

Clique na caixinha "sortear" e em seguida clique para exibir o segmento CE. Agora construa um segmento AB e indique se AB é maior que CE. Agora clique novamente em sortear e verifique se AB ainda continua maior que CE, repita esse procedimento 3 vezes. Indique abaixo a quantidade de vezes que o AB indicado por você foi maior que CE.

Questão 2

Na caixa a seguir, clique em exibir o segmento CE, em seguida faça o que se pede. (Observe que neste applet temos o indicativo de qual segmento é maior)

a)

Clique em "sortear" para gerar um segmento CE, em seguida crie um segmento AB tal que AB é menor que CE. Agora clique "sortear" novamente e construa um AB que seja maior que CE. Repita ambos os procedimentos quantas vezes forem necessárias e responda, quais os critérios podemos apontar para indicar que um segmento é maior que outro? O que o faz pensar que um determinado segmento é maior que outro?

b)

De que forma poderíamos formalizar essa ideia de tamanho do segmento?