Formatos de papel: A4 ao A0 (versão mobile)

Formatos de papel e o teorema de Pitágoras

Neste applet faremos o estudo sobre os formatos de papel do A4 ao A0.
Atividade 1 - Vá para o passo 2 do applet acima. (use o controle de navegação >>) Faça você mesmo (em casa): Em casa, pegue uma folha de papel A4 e dobre um canto sobre um dos lados, como na linha pontilhada em azul. Em seguida dobre novamente de modo a obter a linha vermelha (ou seja, o menor lado ficará sobreposto ao maior lado) de modo a obter as linhas pontilhadas em azul e vermelho do passo 2 acima. Siga para a atividade abaixo.

Obtendo a diagonal (razão de prata)

Atividade 2 - Qual figura geométrica foi obtida na diagonal azul? Justifique.

Atividade 3 - A diagonal azul determina, dentre as afirmações abaixo?

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
Verifique minha resposta (3)

Atividade 4 - Avance até o passo 13 da construção acima, ou seja: A área de uma folha de papel é: onde x é o lado menor (do quadrado) y é o lado maior (diagonal do quadrado). Vamos calcular y, usando o teorema de Pitágoras: Então a diagonal do quadrado tem a mesma medida do maior lado. Expressando em quantidade de folhas , vem: 2 folhas de papel resultam numa folha . 4 folhas de papel resultam numa folha . 8 folhas de papel resultam numa folha . 16 folhas de papel resultam numa folha . Sabendo que a folha é proporcional à folha , então sua área é e seus lados e são tais que . Uma folha (real) e tem área igual a . Calcule, usando o teorema de Pitágoras, a medida dos seus lados.

Atividade 5 - Sabendo que , , calcule as áreas das folhas e .

Atividade 6 - Calcule algebricamente a medida dos lados das folhas .

Atividade 7 - Sabendo que , calcule algebricamente a medida dos lados da folha de papel

Atividade 8 - Determine a medida da diagonal do quadrado da folha de papel físico. Em seguida, usando uma calculadora, verifique se a sua medida é igual ao maior lado da folha, usando .

As medidas do papel - Assista ao vídeo e confira!

Atividade 9 - Quais tamanhos de papel ´são comparados no vídeo? Qual demonstração o ator/professor faz no chão da sala de filmagem?

Atividade 10 - Faça uma pesquisa sobre números metálicos. Em seguida leia sobre o número de prata. O que descobriu? Escreva abaixo.

Atividade 11 - O papel formato será determinado pela expressão . Quais serão suas medidas algébricas? E suas medidas numéricas aproximadas, em cm?

(Extra) Atividade 12 - Se uma folha formato , ou seja, duas folhas que tem o lado maior em comum, quais seriam suas medidas algébricas de área e lados?