Função Linear Aplicada a um Circuito Elétrico com Resistores em Série
O que é um circuito elétrico?
No vídeo acima, esclarecedor da noção de Circuito Elétrico, ao apresentar a Lei de Ohm como difere desse projeto, pois consideramos em Corrente Contínua (CC ou DC). A variável minúscula surgirá no estudo de Corrente Alternada.
Segundo Sadiku, Musa, Alexander (2014,p.77) ao tratar de circuitos elétricos é importante compreender a noção da combinação de resistores em série ou em paralelo, pois, ocorre é algo que ocorre com frequentemente. Quando resistores estão conectados de ponta a ponta, eles estão em série, permitindo que a mesma corrente flua através deles.
Definição: Um circuito em série é caracterizado por resistores conectados em sequência, permitindo que a mesma corrente passe por todos eles.
A FIG.3: ilustra resistores em série e mostra exemplos de circuitos com resistores em série.
FIG.3: Resistores e Circuitos com Resistores em Série
Fonte: Sadiku, Musa, Alexander (2014, p.77)
A resistência total corresponde , com n representando a quantidade de resistores em série no circuito elétrico simples.
Para esse entendimento do resistor equivalente ou toral assista ao vídeo abaixo, disponibilizado pela plataforma Khan Academy:
Resistores em Série
Nessa perspetiva vamos montar esse circuito simples com a bateria de 20V e os resistores , e no kit construtor de circuitos (DC) virtual disponibilizado pela Universidade do Colorado. Numprimeiro momento procurando entender a questão da corrente continua e do resistor equivalente .
Circuito Elétrico Simples com Resistores em Série
Monte o seu circuito e analise o comportamento dos resistores em série.
Função Linear Aplicada a um Circuito Elétrico com Resistores em Série
Muito bem! Vamos analisar o problema proposto no software GeoGebra, o cálculo simbólico e a representação gráfica desse circuito proposto, procurando interpretar a função linear aplicada.
Supondo um circuito elétrico simples com uma bateria de V (volts) e três resistores em série , e a corrente elétrica I equivale a:
Lei de Kirchhoff para tensão
Quando analisamos um circuito elétrico com resistores em série, identificamos que:
(1) A corrente elétrica I é constante em todo o circuito, independente da quantidade de resistores em série: com
(2) A tensão V se divide (quedas de tensão): com
(3) O resistor equivalente (total) correspode a soma dos resistores em série: com
Em relação a tensão em (2) , segundo Sadiku, Musa, Alexander (2014,p.79), a lei de Ohm sozinha não é suficiente para analisar circuitos elétricos, mas, quando combinada com as duas leis de Kirchhoff, permite a análise de uma ampla gama de circuitos. Introduzidas em 1847 por Gustav Robert Kirchhoff, essas leis são conhecidas como a lei de Kirchhoff das tensões (LKT) e a lei de Kirchhoff das correntes (LKC). Esta segunda veremos mais adiante.
A LKT afirma que a soma algébrica de todas as tensões em um caminho fechado é igual a zero, baseando-se no princípio da conservação de energia em circuitos elétricos, sendo:
onde n representa o número de tensões em um laço.
Referências:
SADIKU, Matthew N. O; ALEXANDER, Charles K.; MUSA, Sarhan. Análise de circuitos elétricos com aplicações. AMGH Editora, 2014.
