Google Classroom
GeoGebraTarefa

Reta definida por dois pontos

Uma reta (e consequentemente sua equação), esteja ela sendo considerada no plano ou no espaço, pode ser determinada por dois pontos. Observe que um único ponto não é suficiente para determinar uma reta, mas dois pontos sim. Mesmo sem desenhar a reta que passa pelos pontos A e B você pode imaginá-la. Agora crie a reta AB selecionando a ferramenta Reta Toolbar Image e clicando nos pontos A e B. Na janela de álgebra, acima das coordenadas dos pontos A e B, à esquerda, será exibida a equação da reta AB.

QUESTÃO 1

Compare a equação da reta AB com a equação da reta obtida por seus colegas. Elas são iguais?

QUESTÃO 2

Ainda na CONSTRUÇÃO 1, Utilizando novamente a ferramenta Reta Toolbar Image, clique sobre o ponto A e depois sobre um ponto qualquer da janela de visualização diferente dos pontos A e B. Isso produzirá uma nova reta passando pelo ponto A. A equação dessa nova reta é igual a equação das retas obtidas por seus colegas?

Na CONSTRUÇÃO 1, é possível movimentar o novo ponto obtido por você (que deve ter recebido o rótulo de C) utilizando a ferramenta Mover Toolbar Image. Você perceberá que a equação da reta que passa por ele é alterada, uma vez que pontos diferentes podem determinar retas diferentes.

QUESTÃO 3

É possível um colega escolher um ponto C diferente do seu e obter a mesma reta AC, ou seja, uma reta com a mesma equação?

QUESTÃO 4

Levando o ponto C para a posição (-1, 3) fazemos com que a reta AC coincida com a reta AB, mas você notará que as equações dessas retas na anela de álgebra não coincide. O que explica isso?