Lei de Snell (adaptado de: Timo Budarz)
A lei de Snell, também conhecida por lei de Snell-Descartes ou lei da refração, estabelece a relação entre o ângulo de incidência e o ângulo de transmissão (ou de refração) de um raio luminoso, na superfície de separação entre dois meios.
Sempre que exista uma diferença na velocidade de propagação da luz entre dois meios, vai haver um desvio na direção de propagação do feixe transmitido face ao feixe incidente. O parâmetro que especifica a velocidade de propagação da luz num determinado meio e para um comprimento de onda é o índice de refração:
onde, é a velocidade de propagação da luz no vácuo e é a velocidade da luz no meio. A direção que o raio incidente faz com a normal à superfície que separa os dois meios é definida pelo ângulo de incidência . O ângulo de refração depende da velocidade de propagação da luz nos dois meios e do ângulo de incidência segundo a relação:
onde, é o índice de refração do meio de incidência e é o índice de refração do meio de transmissão.Questão 1
Questão 2
Em relação à situação descrita na questão 1, qual o valor máximo que o ângulo de refração pode ter?
Nuove risorse
Scopri le risorse
- Produto de um vetor por um escalar
- Curso de GeoGebra para Licenciatura em Matemática
- Ponto de Acumulação
- De um triângulo qualquer, são colineares os pontos de encontro das mediatrizes (circuncentro), das medianas (baricentro) e das alturas (ortocentro) de um triângulo qualquer.
- Construção-Triângulos_1.2