Google Classroom
GeoGebraTarefa

motivando grandezas vetoriais

nome

qual é o seu nome?

polo

qual é a sigla do seu polo? escreva UMA DAS seguintes SIGLAS DE ACORDO: ARE, BJA, BJE, BPI, BRO, CAN, CFR, CGR, CMO, DCA, ITA, ITG, ITO, MAC, MAG, MAN, MAR, MES, MPE, MIR, NAT, NIT, NFR, NIG, PAR, PET, PIN, PIR, QUA, RES, RBO, RFL, ROC, ROS, SMA, SFI, SFR, SGO, SPE, SAQ, TER, TRI, VRE

Resgate na Antártida

Resgate na Antártida A figura a seguir exibe um mapa onde o ponto Arepresenta a localização de uma estação de pesquisa A na Antártida.

img-01

img-01

Parte I

Parte I A estação de pesquisa A recebe um comunicado de um avião de reconhecimento informando que um grupo P de exploradores situado à 10 km de A necessita de socorro urgente.

parte I a)

É possível marcar no mapa a localização do grupo P de exploradores? Justifique sua resposta!

Parte I b)

Se você marcasse no mapa todos os pontos possíveis onde o grupo P de exploradores poderia estar, que figura geométrica seria desenhada? explique

Parte II

Parte II Considere agora esta outra situação. A estação de pesquisa A recebe um comunicado de um avião de reconhecimento informando que um outro grupo Q de exploradores situado à nordeste de A necessita de socorro urgente.

/ii a)

É possível marcar no mapa a localização do grupo Q de exploradores? Justifique sua resposta!

II b)

Se você marcasse no mapa todos os pontos jpossíveis onde o grupo Q de exploradores poderia estar, que figura geométrica seria desenhada?

Parte III

Parte III O avião de reconhecimento atualizou as informações sobre o grupo P de exploradores: ele está situado à 10 km à nordeste de A.

iii a)

É agora possível marcar no mapa a localização do grupo P de exploradores? Justifique sua resposta!

iii b)

Nessa nova situação, se você marcasse no mapa todos os pontos possíveis onde o grupo P de exploradores poderia estar, que figura geométrica seria desenhada?

iii c)

Caso a resposta ao Item a) tenha sido afirmativa, como você descreveria a posição da base A com relação ao grupo P de pesquisadores?

Parte IV Uma segunda estação de pesquisa B está situada à 10 km a noroeste de A.

IV a)

Considerando os dados da Parte III, como você informaria a posição do grupo P de exploradores com relação à estação B?

IV b)

Qual estação de pesquisa está mais próxima do grupo de exploradores? A ou B? Justifique sua resposta!

Grandezas escalares e vetoriais Em Física, existem grandezas que ficam perfeitamente descritas por um número e uma unidade. Este é o caso, por exemplo, do tempo, da temperatura, da pressão e da massa. Grandezas deste tipo são denominadas grandezas escalares. Por outro lado, como você deve ter percebido com a atividade anterior, um único número não basta para especificar completamente uma posição com relação a um ponto de referência. Além da distância entre o ponto de referência e a posição em questão (no caso da atividade, ”10 km”), também é necessário ter uma orientação (no caso da atividade, ”à nordeste”). Grandezas físicas deste tipo – as quais, para serem perfeitamente descritas, necessitam de um valor numérico, uma unidade e uma orientação – são denominadas grandezas vetoriais.

para refletir

Quais outras grandezas físicas você conhece? Elas são grandezas escalares ou vetoriais?

A posição relativa, a exemplo de outras grandezas vetoriais que veremos em atividades próximas, pode ser representada geometricamente por um segmento de reta orientado, o qual é normalmente desenhado como uma seta. Este tipo de representação para a posição relativa será denominada vetor posição relativa. A figura a seguir exibe os vetores posições relativas do grupo de exploradores (marcado como G na figura) com relação às estações de pesquisa A e B da atividade anterior.
Image

para refletir 2

Por que posições relativas não poderiam ser representadas apenas com segmentos de reta? Por que usar segmentos orientados é importante neste contexto?