Google Classroom
GeoGebraTarefa

Fundamentos da Geometria Euclidiana

Reta – Semirreta – Segmento

São dados os pontos A, B, C e D. 1. Construa o que se pede, utilizando a applet a seguir e os ícones do Geogebra: A. uma reta passando pelos pontos A e B; B. um segmento com extremidades em A e C; C. uma semirreta de origem em B passando por C; D. Segmento DE, medindo 5 cm; E. um vetor com origem em A e extremidade em D; F. um vetor com origem em O e com mesmo comprimento, direção e sentido do vetor AD.

Circunferência e suas partes

2. Construa o que se pede utilizando a applet a seguir e os ícones do Geogebra: A. uma circunferência de centro A e com ponto B pertencente a ela; B. uma semicircunferência de extremidades C e F. Determine o centro da semicircunferência. C. um arco de circunferência com centro em F e com os pontos D e E como extremidades desse arco.

Círculo e suas partes

3. Construa o que se pede, utilizando a applet a seguir e os ícones do Geogebra. A. Círculo, com centro em A e raio de 1,5 cm. B. Uma coroa circular, com raio maior com 3 cm e raio menor de 1 cm, com centro no ponto B. C. Um setor de centro C e extremidades D e E, com ângulo de convexo.

Retas perpendiculares - Retas paralelas - Mediatriz - Bissetriz

4. Construa o que se pede utilizando a applet a seguir e os ícones do Geogebra: A. dado o segmento AB trace sua mediatriz (destaque em roxo); B. dado o ângulo de vértice C, trace a sua bissetriz (destaque em vermelho); C. dada a reta passante por F e G, trace uma paralela passante por H (destaque em azul); uma perpendicular passante por F (destaque em verde).

Polígonos

5. Construa o que se pede utilizando a applet a seguir e os ícones do Geogebra: A.  Pentágono (5 lados), convexo não regular. Em azul. B. Pentágono côncavo. Em verde. C. Um pentágono (5 lados) regular. Em vermelho. D. Apresente a medida dos ângulos internos de cada pentágono e calcule a soma dos ângulos.