parábola repuxo

Tópico:
Parábola

Descobrir como modelar funções quadráticas.

1º Processo - em função do vértice

Efetua os passos seguintes e coloca os valores encontrados na respostas às questões colocadas em baixo. Clicar em cima da imagem e descobre as coordenadas do vértice e de outro ponto. Com os dados recolhidos encontra a expressão: 1. Substituir na fórmula os valores de e pelas coordenadas do vértice encontradas. 2. Substituir na fórmula anterior o e pelas coordenadas do outro ponto da parábola. 3. Efetuar todos os cálculos, respeitando as prioridades das operações e simplificar a expressão. 4. Resolver a equação do primeiro grau obtida, e descobre o valor de . 5. Considerar novamente a expressão que define a parábola em função do vértice, , e substituir os valores de e encontrados. 6. Obtêm-se a expressão solicitada, experimenta a colocá-la na entrada e verifica se não te enganaste.

Quais as coordenadas do vértice?

Quais as coordenadas do outro ponto?

Qual o valor de a?

Escreve a expressão encontrada para a parábola desenhada.

2º Processo - em função dos zeros

Efetua os passos seguintes e coloca os valores encontrados na respostas às questões colocadas em baixo. Clicar em cima da imagem e descobre os dois zeros e de outro ponto. Com os dados recolhidos encontra a expressão: 1. Substituir na fórmula os valores de e pelos zeros encontrados. 2. Substituir na fórmula anterior o e o pelas coordenadas do outro ponto da parábola. 3. Efetuar todos os cálculos, respeitando as prioridades das operações e simplificar a expressão. 4. Resolver a equação do primeiro grau obtida, e descobre o valor de Considerar novamente a expressão que define a parábola em função do vértice , valores de , e encontrados. 6. Obtêm-se a expressão solicitada, experimenta a colocá-la na entrada e verifica se não te enganaste.

Quais os valores dos zeros?

Quais as coordenadas do outro ponto?

Qual o valor de a?

Escreve a expressão encontrada para a parábola desenhada.

3º Processo - em função do vértice

Efetua os passos seguintes e coloca os valores encontrados na respostas às questões colocadas em baixo. Clicar em cima da imagem e descobre as coordenadas de três pontos quais quer da parábola. Com os dados recolhidos encontra a expressão: 1. Substituir na fórmula os valores de e pelas coordenadas de cada um dos pontos encontradas. 2. Vamos obter 3 equações do primeiro grau com as variáveis , e . 3. Efetuar todos os cálculos, respeitando as prioridades das operações e simplificar cada uma das expressões. 4. Resolver o sistema de 3 equações do primeiro grau a 3 incógnitas obtido, e descobre o valor de ., e . 5. Considerar novamente a expressão que define a parábola na forma canónica, , e substituir os valores de e encontrados. 6. Obtêm-se a expressão solicitada, experimenta a colocá-la na entrada e verifica se não te enganaste.

Quais as coordenadas dos pontos escolhidos?

Escreve as três equações do sistema?

Qual o valor de a?

Qual o valor de b?

Qual o valor de c?

Escreve a expressão encontrada para a parábola desenhada.

Guião do trabalho de grupo GeoGebra repuxo, regista tudo no PDF e envia pela classroom e para ti