Google Classroom
GeoGebraTarefa

Parábola - Repuxo

Descobrir como modelar funções quadráticas. Exemplo:

1º Processo - Em função do vértice

Efetuar os passos seguintes e colocar os valores encontrados na respostas às questões colocadas em baixo. Clicar em cima da imagem e descobrir as coordenadas do vértice e de outro ponto. Com os dados recolhidos encontrar a expressão: 1. Substituir na fórmula os valores de e pelas coordenadas do vértice encontradas. 2. Substituir na fórmula anterior o e pelas coordenadas do outro ponto da parábola. 3. Efetuar todos os cálculos, respeitando as prioridades das operações e simplificar a expressão. 4. Resolver a equação do primeiro grau obtida, e descobrir o valor de . 5. Considerar novamente a expressão que define a parábola em função do vértice, , e substituir os valores de e encontrados. 6. Obter a expressão solicitada, experimentar a colocá-la na entrada e verifica se não existem erros.

Quais as coordenadas do vértice?

Quais as coordenadas do outro ponto?

Qual o valor de a?

Escrever a expressão encontrada para a parábola desenhada.

2º Processo - em função dos zeros

Efetuar os passos seguintes e colocar os valores encontrados na respostas às questões colocadas em baixo. Clicar em cima da imagem e descobrir os dois zeros e de outro ponto. Com os dados recolhidos encontrar a expressão: 1. Substituir na fórmula os valores de e pelos zeros encontrados. 2. Substituir na fórmula anterior o e o pelas coordenadas do outro ponto da parábola. 3. Efetuar todos os cálculos, respeitando as prioridades das operações e simplificar a expressão. 4. Resolver a equação do primeiro grau obtida, e descobrir o valor de 5. Considerar novamente a expressão que define a parábola em função do vértice , e substituir os valores de , e encontrados. 6. Obter a expressão solicitada, experimentar a colocá-la na entrada e verificar se não ocorreram erros.

Quais os valores dos zeros?

Quais as coordenadas do outro ponto?

Qual o valor de a?

Escrever a expressão encontrada para a parábola desenhada.

3º Processo - Na forma canónica

Efetuar os passos seguintes e colocar os valores encontrados na respostas às questões apresentadas em baixo. Clicar em cima da imagem e descobrir as coordenadas de três pontos quaisquer da parábola. Com os dados recolhidos encontrar a expressão: 1. Substituir na fórmula os valores de e pelas coordenadas de cada um dos pontos. 2. Obter 3 equações do primeiro grau com as variáveis , e . 3. Efetuar todos os cálculos, respeitando as prioridades das operações e simplificar cada uma das expressões. 4. Resolver o sistema de 3 equações do primeiro grau a 3 incógnitas obtido, e descobrir os valores de ., e . 5. Considerar novamente a expressão que define a parábola na forma canónica, , e substituir os valores de e encontrados. 6. Obter expressão solicitada, experimentr a colocá-la na entrada e verificar se não existiram erros.

Quais as coordenadas dos pontos escolhidos?

Escrever as três equações do sistema.

Qual o valor de a?

Qual o valor de b?

Qual o valor de c?

Escrever a expressão encontrada para a parábola desenhada.