Google Classroom
GeoGebraTarefa

Umbra e Penumbra



O Sol é uma fonte de luz extensa, isso significa que os raios luminosos que partem dele não irradiam todos a partir de único ponto. Assim, algum objeto opaco no caminho pode obstruir a passagem de todos ou de alguns desses raios luminosos para um observador que esteja por trás do dito objeto, dependendo isso da posição ocupada desse observador. Se todos os raios luminosos emitidos pela fonte de luz (neste caso o Sol) estiverem obstruídos, dizemos que este observador está sob a sombra ou umbra do objeto opaco, do contrário, se apenas parte dos raios solares forem obstruídos, dizemos que o observador está na penumbra. Isto é o que ocorre nos eclipses solares. Quando estamos sob a umbra, observamos um eclipse solar total e quando estamos sob a penumbra, o eclipse é parcial. No caso dos eclipses lunares não somos nós que estamos sob a umbra ou sob a penumbra, mas sim o objeto observado, ou seja, a Lua, que está sob a sombra ou a penumbra da Terra.

Movimente os controles deslizantes na construção acima para posicionar o observador em um local da Terra no instante em que ele estaria observando o fenômeno astronômico que será solicitado nas perguntas a seguir, depois informe os valores obtidos para os controles deslizantes Lua, Terra e observador, nessa ordem.

Nas ternas ordenadas abaixo, a primeira coordenada indica o valor do controle deslizante Lua, a segunda o valor do controle deslizante Terra e a terceira o valor do controle deslizante observador. Marque, dentre essas ternas, aquela que coloca o observador na posição e no instante em que está ocorrendo um eclipse anular do Sol .

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
Verifique minha resposta (3)

Verifique quais os tipos de eclipses que estariam sendo observados nos outros três itens que você não marcou na questão anterior.