Google Classroom
GeoGebraTarefa

Coordenadas Polares

COMO USAR ESTA CONSTRUÇÃO

Movimente o ponto preto P a partir dos controles deslizantes r e θ. O controle r modifica o comprimento do segmento verde, isto é, está associado à distância entre P e a origem, representada pelo ponto azul. O controle deslizante θ faz com que o ponto P gire em torno da origem. Quando r é positivo, o ângulo indicado por θ é o ângulo entre o semi-eixo positivo e o segmento verde, sendo positivo quando o giro é feito no sentido anti-horário e negativo quando é feito no sentido horário. O ponto vermelho é livre, podendo ser posicionado em qualquer local do plano. Você pode ainda optar por exibir ou não o setor correspondente ao ângulo do giro, marcando ou não a opção "Exibir setor".

CONSTRUÇÃO 1

QUESTÃO 1

Na Construção 1, use a ferramenta ponto para criar pontos nas posições indicadas abaixo. A seguir, modifique os valores dos controles deslizantes r e θ para verificar se você, de fato, criou os pontos nas posições corretas. (A) (-2; 30°) (B) (8; 0°) (C) (-4; -120°) (D) (-3; 180°) (E) (-1,5; -15°) (F) (4,5; 270°)

CONSTRUÇÃO 2

QUESTÃO 2

Forneça as coordenadas polares dos pontos vermelhos que aparecem na Construção 2 de modo que a segunda coordenada tenha o menor módulo possível. Confira suas respostas usando os controles deslizantes r e θ.

QUESTÃO 3

Encontre novamente as coordenadas polares dos pontos B, D, E, G e H da Construção 2 de modo que ambas as coordenadas sejam positivas. Confira suas respostas usando os controles deslizantes r e θ.