Google Classroom
GeoGebraTarefa

Interpretação Geométrica Sistema Possível e Indeterminado

Orientações de manipulação

No applet seguinte é possível:
  • Girar o plano, clicando, segurando e arrastando com o botão direito do mouse.
  • Esconder e Mostrar planos, retas e pontos, marcando ou desmarcando as caixas.

Exemplo 1

Questão 1

Marque as caixas para mostrar os planos verde, azul e vermelho. Como estão esses três planos? Qual objeto representa a intersecção dos três planos? Analise as equações do sistema, fazendo comparações. O que você observa?

Questão 2

Marque as caixas para mostrar os planos verde, azul e vermelho. Marque também as caixas para mostrar reta de intersecção. Como estão esses três planos? Qual objeto representa a intersecção dos três planos?

Exemplo 3

Questão 3

Marque as caixas para mostrar os planos verde, azul e vermelho. Marque também as caixas para mostrar reta de intersecção. Como estão esses três planos? Qual objeto representa a intersecção dos três planos? Analise as equações do sistema, fazendo comparações. O que você observa?

Relacionando os determinantes com a análise do sistema

No applet seguinte, movimente o seletor etapas para visualizar os cálculos dos determinantes e a tentativa de solução pela regra de Cramer.

Exemplo 4-Movimente o controle deslizante Etapas

Questão 4

Escreva condições para que o sistema seja possível e indeterminado.

Exercício

No applet seguinte mude os valores das caixas para criar um sistema que seja possível e indeterminado. Após criar o sistema, marque a caixa "Exibir/Esconder Planos, Retas e Ponto" para conferir se seu sistema é possível e determinado