Estudo da circunferência em conexão com o ENEM.

Vamos fazer uma revisão sobre os tópicas mais importantes da circunferência, relacionados com o ENEM.

Resumo das fórmulas inerentes a circunferência: 1. A área da circunferência () é dada por , sendo um número irracional, que é aproximadamente 3,14, e r é o raio da circunferência; EITA! No ENEM, podemos ter questões que devemos substitui o valor fornecido pela banca ou deixar a resposta com o . 2. O comprimento da circunferência (C)é dado por , equivalente ao perímetro das demais figuras planas; 3. A área do setor circular tem as seguintes possibilidades:

Assista à videoaula e tenha uma noção mais apurada de como empregar os itens acima revisados.

CONSTRUÇÃO 1 - Estudando alguns itens importantes da circunferência.

Durante a atividade, você pode duplicar o separador de abas para manusear de forma mais prática a construção do GeoGebra.

Ao manusear os pontos B e C, percebemos que o ponto O (centro da circunferência) permanece pertencente ao segmento BC, qual é o nome desse segmento?

Definição para a corda.

Manusear os pontos E e F obtemos várias cordas da circunferência, defina com suas palavras, o que é a corda da circunferência?

Manuseando o ponto D, pertencente a circunferência.

Quando movemos o ponto D, sobre a circunferência, o que ocorre com o tamanho do segmento DO? Defina com suas palavras, o que é o raio da circunferência.

ENEM 2016

ENEM 2016

Não habituado com a unidade pé, e querendo satisfazer sua curiosidade, esse turista consultou um manual de unidades de medida e constatou que um pé equivale a 12 polegadas, e que uma polegada equivale a 2,25 cm. Após alguns cálculos de conversão, o turista ficou surpreendido com o resultado obtido em metros. Qual a medida que mais se aproxima do diâmetro da Roda do Milênio, em metros?

Assinale a sua resposta aqui
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
Verifique minha resposta (3)

Acompanhe a resolução se houver alguma dúvida e bons estudos!