Movimento Uniforme
Movimento Uniforme Movimento uniforme (MU) representa o deslocamento de um corpo a partir de determinado referencial, sob velocidade constante.A característica fundamental deste tipo de movimento é que o corpo percorre distância iguais em intervalos de tempos iguais.Se o movimento ocorrer em trajetória retilínea é chamado de Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.)Este M.U. pode ocorrer também em trajetórias curvilíneas e circulares.Exemplo: Carro percorrendo uma trajetória retilínea com velocidade constante de 80 km/h.Para o estudo do UM e sua função horária necessita-se definir:
a) Origem dos espaços
Ponto da trajetória a partir do qual medimos as posições dos móveis, ao longo da trajetória.Sua escolha é livre e uma vez fixada será referência para todos os móveis.
b) Origem dos tempos (t = 0)
Instante em que o cronômetro é disparado.
c) Orientação da trajetória
Após definir a origem dos espaços (s= 0 m), deve ser escolhida a orientação da trajetória. Dete modo ficam determinados os sinais das velocidades escalares.a) Os móveis que caminham no sentido da orientação da trajetória têm velocidade escalar positiva b) Os que caminham no sentido oposto, velocidade escalar negativa.
Função Horária do M.R.U. A função horária do UM é uma função do primeiro grau, que representa as posições ocupadas pelo móvel em função do tempo gasto.S = so + v*t . ondes: posição do corpo em um certo tempo (t); expresso em (m)
s0: posição inicial do movimento para t = 0 s
v: velocidade do móvel
t: intervalo de tempo expresso em (s)
Unidades no sistema internacional de medidas (MKS)
S = [m], v = [m / s] et = [s]
Na figura acima a) Carro1 anda a favor da orientação positiva da trajetória logo v1 > 0; logo realiza Movimento Uniforme Progressivo
b) Carro2 anda contra a orientação positiva da trajetória logo v2 < 0; logo realiza Movimento Uniforme Retrógrado.
c) Carro3 anda a favor da orientação positiva da trajetória logo v3 > 0; logo realiza Movimento Uniforme Progressivo
Transformação de unidades