Google Classroom
GeoGebraTarefa

Codificando cores

A codificação das cores é um sistema que atribui valores numéricos a cores específicas para representá-las digitalmente. Existem diferentes sistemas de codificação de cores, como RGB (Red, Green, Blue) e CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black), por exemplo. Cada sistema utiliza combinações diferentes de valores para representar uma ampla gama de cores, permitindo a exibição precisa e consistente das mesmas em dispositivos eletrônicos e impressões. Para realização desta atividade será necessário compreender o funcionamento do sistema hexadecimal. Nesse sentido, recomendamos a leitura do arquivo pdf abaixo.

Sistemas_de_numeracao_uberlandia

Nesta atividade trabalharemos mais especificamente com o sistema RGB. Nesse sistema, o código que representa uma cor é uma sequência formada pelo símbolo # seguido de seis algarismos do sistema de numeração hexadecimal. Esses seis algarismos representam três números expressos no sistema hexadecimal. Esses números podem variar de 0 a 255. O primeiro está associado a intensidade da cor vermelha (R - red), o segundo a cor verde (G - green) e o terceiro a cor azul (B - blue). Assim, a cor preta é representada pelo código #000000, enquanto a cor branca é representada por #FFFFFF, já que FF é a representação do número 255 em hexadecimal, ou seja, o código indica que a cor preta é obtida quando os três parâmetros assumem a intensidade mínima, enquanto a cor branca surge a partir dos valores máximos.

Quais valores os controles deslizantes devem assumir para que possamos obter as cores vermelho, verde e azul?

Quais valores os controles deslizantes R, G e B devem assumir para obter a cor de código #FF9900?

Qual cor você está enxergando na imagem abaixo?

Image

Manipule os controles deslizantes R, G e B na construção para tentar encontrar essa cor e informe abaixo os valores que você encontrou respeitando a ordem: vermelho (R), verde (G) e azul (B).

Qual o código, em hexadecimal, da cor obtida na questão anterior?