Google Classroom
GeoGebraTarefa

Espalhamento da luz

A Construção 1 mostra qual a associação entre a cor de uma onda eletromagnética e seu comprimento (distância entre duas cristas) medido em nanômetros (nm). Se desejar, você pode pausar a animação clicando no botão de pausa no canto inferior esquerdo e verificar a cor de uma onda específica do espectro visível, bem como seu comprimento, manipulando o controle deslizante λ. O ponto preto representa uma partícula em movimento e sua trajetória está representada pelo segmento pontilhado. Ao clicar no botão disparar onda, uma onda referente ao comprimento selecionado irá se propagar e os pontos de encontro entre a onda e a trajetória da partícula serão exibidos. O botão limpar rastro, como o nome sugere, limpa esses pontos. Observação: Ressaltamos que a curva pontilhada sobre a qual a onda se propaga descreve antes o comportamento da onda que sua trajetória, de modo que, a posição dos pontos marcados (aqui, em posições de equilíbrio da onda) enquanto a onda se propaga dizem menos do que a quantidade de pontos. As ondas eletromagnéticas podem ser representadas assim, como senoides, porque estas curvas respeitam a relação inversa entre o comprimento e a frequência de uma onda.

CONSTRUÇÃO 1



Pause a animação e movimente o controle deslizante λ até que o comprimento da onda seja de 380 nm. Feito isto, clique no botão disparar onda e verifique quantas vezes a onda cruza com a trajetória da partícula. A seguir coloque o controle λ em 740 nm, clique novamente em disparar onda e compare a quantidade de vezes que cada onda cruza a trajetória da partícula. Qual você acredita ser a relação entre o comprimento de uma onda e a probabilidade de esta se encontrar com a partícula?

Na Construção 2, vemos a Lua sendo observada a partir da Terra durante uma noite de Lua cheia. As setas amarelas representam os raios solares. Ao movimentar o controle deslizante amarelo você pode verificar a posição ocupada por um observador na Terra em diferentes horários e como a luz do Sol, refletida pela Lua, chega até ele, bem como a mudança de tamanho da seta correspondendo à distância que esses raios luminosos precisam percorrer dentro da atmosfera*. Leia o texto abaixo e então responda as próximas questões. *A construção não obedece à escala real, já que a espessura da atmosfera foi exagerada e a distância entre a Terra e a Lua muito diminuída para fins didáticos.

As cores da Lua cheia

CONSTRUÇÃO 2



Quanto maior for a distância percorrida pelas ondas eletromagnéticas na atmosfera terrestre, mais partículas estas encontrarão em sua trajetória. Considerando este fato, a leitura que você fez do texto disponibilizado acima e as observações feitas por você na Construção 1, coloque o controle deslizante às 18h na Construção 2 e informe qual a percepção da cor da Lua que um observador na Terra teria este horário. Justifique sua resposta.

Tomando como base a Construção 2, a que outra hora aproximadamente um observador na Terra enxergará a mesma cor que a Lua estaria às 18h?



Em qual tonalidade o observador enxergará a Lua à 0h? E por quê?