Formação de Formadores em GeoGebra -Angola

Topico(s):
Matemática
Decorreu entre 20 a 22 de Maio na ESPB a 1ª Fase de Formação de Formadores em GeoGebra Para Angola. Este processo, numa primeira fase, se alicerça num plano de formação para atualização dos conceitos dos tópicos “Transformações Geométricas Isométricas no Plano Euclidiano e Simetrias” e num plano de formação de formadores que visa a promoção do uso do GeoGebra nos diferentes graus de ensino, posteriormente, à distância serão desenvolvidas outras iniciativas que permitam o acompanhamento do IGESPB, bem como, o desenvolvimento de outras ações comuns no âmbito educativo e da investigação.
Image
Em consonância com as orientações internacionais para o ensino e aprendizagem da Matemática e tendo por base os Programas de Matemática em vigor em Angola pretende-se capacitar os professores, à luz das orientações teóricas e curriculares no panorama internacional, visando a inovação das práticas pedagógicas com vista a promoção da aprendizagem significativa da Matemática.
Image
No âmbito desta missão, a Vice-Reitora para a extensão universitária ministrou a primeira etapa da ação de formação na modalidade de oficina num período intensivo de  18 horas, que decorreu nos dias 20 a 22 de maio, contando com a participação de 56 elementos entre  professores e estudantes do curso de Matemática da ESPB, Coordenadores/Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário de algumas escolas daquele país. Pretendeu-se a familiarização dos formandos com o software GeoGebra e exploração de suas potencialidades através da realização de tarefas de natureza exploratória de construções geométricas básicas.
Após a fase de familiarização decorrida entre  20 e 22 de maio de 2019, destinado a professores de Matemática, visando a familiarização com o software GeoGebra e exploração de suas potencialidades, através de exploração de tarefas de construções geométricas básicas , deu-se início a 2ª fase da Formação de Formadores em GeoGebra na Escola Superior Pedagógica do Bengo que decorre entre 2 e 6 de Setembro. Este segundo momento presencial conta com os formadores Astrigilda Silveira e José Dos Santos. Para além da formação, em 04 de setembro os formadores proferiram uma conferência de abertura subordinada ao título Inovar as práticas pedagógicas com recurso ao software matemático GeoGebra / Relevância do GeoGebra na Modelação Matemática . Esta conferência teve como propósito a sensibilização do Governo angolano, de dirigentes de instituições de ensino e professores de Matemática para a importância do uso do GeoGebra no ensino e aprendizagem dessa disciplina.

Depois da Conferência dia 4 de setembro na ESPB.

Depois da Conferência dia 4 de setembro na ESPB.
Ao longo desta segunda fase serão desenvolvidas 48 horas de formação, incidindo sobre quatro temas dos quais pretende-se apresentar o software de matemática dinâmica GeoGebra como qual serão revistas as múltiplas aplicações que o software tem nos diversos ramos da matemática: Módulo 1 - Aplicações do GeoGebra no ensino e aprendizagem da Geometria Bidimensional; Módulo 2 - GeoGebra no ensino e aprendizagem das funções e modelação; Módulo 3 - Transformações Geométricas Isométricas no Plano Euclidiano; Módulo 4 - Geometria das transformaçõeses e Simetria. Nestas sessões participam mais de quatro dezenas de formandos com interesse, empenho e entusiasmo. Estamos convictos efeitos positivos desta iniciativa e do impacto que virá a ter no contexto do processo e ensino e apreendizagem em Angola.
Image