Google Classroom
GeoGebraTarefa

Nomograma: calculadora geométrica

Atividade embasada na proposta de Marcelo Escudeiro Hernandes publicada em https://rpm.org.br/cdrpm/32/7.htm

Facilitar cálculos sempre incentivou a pesquisa e construção de máquinas ou métodos que diminuíssem os esforços e permitissem maior rapidez e exatidão em operações. Assim foi com o ábaco, as barras de Napier, réguas de cálculo, ... até os computadores de hoje. Entre esses métodos estão os chamados nomogramas, que são tipos de gráficos onde o resultado de operações é encontrado utilizando uma régua ou qualquer outro instrumento que permita o traçado de um segmento de reta. Os nomogramas são tabelas gráficas graduadas planas que servem para representar equações algébricas com duas ou mais variáveis, de tal modo que o cálculo das suas soluções se reduz a uma simples leitura. Sendo um processo de cálculo que utiliza a representação gráfica.

Escolhe dois números para somar digitando na caixa de entrada e observa como funciona a resposta. (Obs. deve escolher números entre -6 e 6)

Como esta soma funciona?

Vamos fazer uma investigação matemática utilizando principalmente conhecimentos da Geometria Analítica. Você deve responder 9 perguntas analisando o arquivo disponibilizado abaixo. Além da construção no GeoGebra vai precisar de lápis e papel para chegar a algumas conclusões. Vamos lá!

Identificando elementos do arquivo

1-   Identifique a definição e nome utilizado nas duas retas paralelas ao Eixo Y.

Some os números 2 e -1

2-Identifique os pares ordenados de interseção entre r e g e depois entre q e g, sendo g a reta em vermelho.

3-Quais são as abscissas destes dois pontos? Faça algumas somas. Consegue perceber um padrão, qual?

4- Quais são as ordenadas destes dois pontos? Faça algumas somas. Alguma semelhança com os números somados? Consegue perceber um padrão, qual?

Aprofundando as investigações

5-Vamos chamar de a o primeiro número somado e b o segundo número somado, c o resultado desta soma; logo a+b=c. Chamaremos ainda as abscissas dos pontos pertencentes a r e q respectivamente de – d e d. Determine de modo geral os pontos de interseções entre a reta g e a reta  p  e entre reta g e a reta q

Some os números 2 e -1

6- Determine a equação da reta g que passa pelos dois pontos determinados por esta soma.

7- Agora, usando os pontos genéricos encontrados na atividade 5, encontre um reta geral g.

8-A partir da equação encontrada na atividade anterior, determine o ponto de interseção da reta g com o eixo y.

Percebemos que a ordenada do ponto de interseção de g com eixo Y é a média aritmética da soma dos números a e b.

9-A partir do que foi realizado nesta atividade como você explicaria o funcionamento deste nomograma? Utilize as respostas de questões anteriores para auxiliar sua argumentação.

Ampliando aprendizagens

Reflita: Com a estrutura apresentada neste arquivo é possível determinar  a diferença de dois números? Se sim, como é possível obtê-la? Faça experimentações e elabore sua justificativa. 

Referências

HERNANDES, Marcelo Escudeiro. Nomogramas: calculadoras de papel. Disponível em: https://rpm.org.br/cdrpm/32/7.htm MELO, Helena Sousa. Nomogramas para todos os gostos.. Correio dos Açores, p. 18-18, 2015. Disponível em: https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/3573/1/Nomogramas%20para%20todos%20os%20gostos.pd